No último post sobre tomografia conversamos sobre a TCFC e hoje vamos abordar com mais detalhes quais as principais indicações deste exame no dia a dia odontológico.
Sabemos que a TCFC apresenta a principal vantagem de não sobreposição de imagem, além da realização de medidas reais, proporção 1:1 e baixa dose de radiação. Com isso, para algumas áreas da odontologia a TCFC será indispensável para que o tratamento ocorra com maior previsibilidade e assertividade.
Planejamento de Implantes Dentários:
A TCFC permite um planejamento mais preciso e seguro de implantes dentários, fornecendo informações detalhadas sobre a densidade óssea, anatomia dos seios maxilares e posição do nervo alveolar inferior. Isso ajuda o implantodontista a determinar o local ideal para a colocação dos implantes, minimizando o risco de complicações e acidentes durante o procedimento. Você sabia que a realização de implantes sem a tomografia pode configurar o dentista como negligente? Leia sobre a Jurisprudência da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica.
Avaliação de Dentes Impactados e Patologias: O exame tomográfico é útil na avaliação de dentes impactados, principalmente nos terceiros molares (sisos), fornecendo informações sobre sua posição, orientação e relação com as estruturas anatômicas nobres adjacentes. Além disso, essa técnica é eficaz na detecção e avaliação de patologias como cistos, tumores, lesões ósseas e infecções na região bucomaxilofacial.
Avaliação endodôntica:
Sabendo da complexidade da micro-anatomia radicular, a TCFC se torna uma aliada do endodontista para que ele possa realizar sua abordagem de maneira mais assertiva e eficaz. A localização de conduto MV2 de primeiros molares superiores e suspeitas de trincas/fraturas radiculares têm sido os campeões de razão de exames tomográficos. Por se tratar de uma área pequena, é mais indicado que exames com finalidade endodôntica sejam realizados no menor Campo de Visão (FOV) possível do tomógrafo, aumento então, a qualidade da imagem.
A Tomografia desempenha um papel fundamental na odontologia, proporcionando imagens tridimensionais de alta qualidade, o que contribui para um diagnóstico mais preciso e um planejamento de tratamento mais eficaz. Entretando é necessário que um radiologista realize a interpretação correta das imagens 3D para que este dê o máximo de detalhes ao dentista, e isso você encontra aqui na APEX!
Letícia C. L. Teixeira – Radiologista Odontológica
Radiologista e Diretora de Marketing da Apex